Como Fazer Marketing Digital em 7 passos

Postado por: Paulo Silva em: 13/03/2023
...

Você quer aprender como fazer marketing digital para o seu negócio ou para a sua carreira? Então você está no lugar certo!

O marketing digital é um conjunto de estratégias que visam atrair, engajar e converter clientes na internet, usando diferentes canais e ferramentas online.

Mas como fazer marketing digital de forma eficiente e com resultados? Neste artigo, eu vou te mostrar 7 passos simples e práticos que você pode seguir para começar a fazer marketing digital hoje mesmo. Vamos lá!


1 - Defina seus objetivos.
O primeiro passo para fazer marketing digital é definir quais são os seus objetivos com essa estratégia:

- Você quer aumentar as vendas do seu produto ou serviço ?

- Você quer gerar mais leads para o seu negócio ?

- Você quer fortalecer a sua marca no mercado ?


Seja qual for o seu objetivo, ele precisa ser claro, específico, mensurável, alcançável e relevante. Por exemplo: “Eu quero aumentar em 20% as vendas do meu produto nos próximos 6 meses”.

Ter um objetivo principal vai te ajudar a medir o sucesso dos seus esforços e a direcionar as suas ações de marketing digital.


2 - Conheça seu público-alvo:
O segundo passo para fazer marketing digital é conhecer bem o seu público-alvo ou persona.

A persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados reais sobre suas características, comportamentos, necessidades e desejos.

Para criar a sua persona, você pode usar pesquisas online, entrevistas com clientes, análise de redes sociais e outras fontes de informação.

Conhecer a sua persona vai te ajudar a criar conteúdos relevantes e personalizados para ela, além de escolher os melhores canais e formatos para se comunicar com ela.


3 - Escolha suas estratégias:

O terceiro passo para fazer marketing digital é escolher quais são as principais estratégias que você vai usar para alcançar os seus objetivos.

Existem diversas estratégias de marketing digital que você pode usar, como:

- SEO (Search Engine Optimization): otimização de sites e blogs para aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca;

- Marketing de Conteúdo: criação e distribuição de conteúdos relevantes e educativos para atrair e engajar o seu público-alvo;

- Email Marketing: envio de mensagens por email para se relacionar com os seus contatos e nutrir leads;

- Redes Sociais: uso das plataformas sociais como Facebook, Instagram, Twitter etc., para interagir com os seus seguidores e ampliar o alcance da sua marca;

- Anúncios Online: uso de plataformas como Google Ads, Facebook Ads etc., para exibir anúncios pagos na internet;

- Inbound Marketing: metodologia que visa atrair, converter, fechar e encantar clientes usando conteúdo relevante em cada etapa da jornada de compra.


Você não precisa usar todas essas estratégias ao mesmo tempo. O ideal é escolher aquelas que mais se adequam ao seu objetivo, persona, orçamento e cronograma.


4 - Defina seus canais:
O quarto passo para fazer marketing digital é definir quais são os canais que você vai usar para executar as suas estratégias. Os canais são os meios pelos quais você vai se comunicar com o seu público-alvo na internet.

Alguns exemplos de canais são:

- Site ou Landingpage: é a sua vitrine online, onde você pode apresentar o seu negócio, produto ou serviço, além de oferecer conteúdo relevante e capturar leads;

- Blog: é uma ferramenta poderosa para gerar tráfego orgânico e educar o seu público-alvo sobre temas relacionados ao seu nicho;

- Email: é um canal direto e pessoal para se relacionar com os seus contatos.


5 - Faça uma lista de e-mails e prepare envios com suas promoções:
Capte os contatos dos seus visitantes através de formulários no seu site ou blog, oferecendo algo em troca (como um ebook ou um cupom). Depois envie mensagens com as suas promoções e outras dicas relevantes para eles.


6 - Publique nas redes sociais mais usadas pelo seu público:
Escolha as redes sociais onde o seu público está presente e crie um perfil profissional para a sua marca. Publique conteúdo interessante e útil para eles regularmente e interaja com os seus seguidores.

Use e abuse dos stories e status do Facebook e WhatsApp: aproveite esses recursos que permitem publicar vídeos curtos que desaparecem em 24 horas para mostrar os bastidores da sua empresa, o dia a dia da sua equipe, novidades sobre os seus produtos, depoimentos dos seus clientes, entre outras coisas que gerem proximidade e confiança com o seu público.


7 - Analise os dados e métricas do seu marketing digital:
Acompanhe o desempenho das suas ações digitais usando ferramentas como Google Analytics, Facebook Insights, Instagram Insights, entre outras para fazer uma avaliação de qual canal você deverá ter mais atenção e investir um pouco mais em seus clientes.


Se você deseja iniciar o marketing digital para sua empresa e não sabe por onde iniciar, entre em contato para que possamos lhe ajudar nesta tarefa; utilizamos análises de mercado com auxílio da inteligência artificial para traçarmos a melhor estratégia para seu tipo de negócio!


Como Fazer Marketing Digital em 7 passos

Como Fazer Marketing Digital em 7 Passos Simples e Práticos.

Ler artigo >

Máquinas MercadoPago

Aceite os principais meios de pagamento! Aproveite nossos descontos e adquira sua máquina de cartão do Mercadopago.

Aproveitar Oferta!